Compromisso Sustentável, Naturalmente.

A Burel Factory é uma marca portuguesa nascida nas montanhas da Serra da Estrela, dedicada à preservação e regeneração do seu património cultural, industrial e do conhecimento da indústria de lanifícios que atravessa gerações. Promove a mestria do saber, a arte feita a várias mãos que urdem, cardam, fiam e tecem em máquinas ancestrais que se ouvem desde o século XIX. Assegura o legado da lã e do burel através do design, da arte e da inovação têxtil, do compromisso pela fragilidade da montanha e toda a sua natureza, divulgando a arte portuguesa do burel de forma consciente e responsável.

Divulgar a Arte Portuguesa do Burel de forma Consciente, Responsável, e ao Ritmo da Vida na Montanha.

A Lã. Renovável, Reciclável, Biodegradável.

A sustentabilidade começa pela lã, pelas ovelhas que moldam os vales da Serra da Estrela desde o início de todas as histórias. Para a produção de burel recorremos aos pastores da Serra da Estrela, que pastam as ovelhas ao ar livre nos planaltos superiores da Montanha, onde a vegetação é mais macia, o que torna a lã mais suave e com maior qualidade.

A lã é um material natural, duradouro e resistente. É renovável, reciclável, biodegradável, térmica e respirável. Envelhece graciosamente, resiste a manchas e ainda tinge muito facilmente, permitindo que o seu processo de tinturaria seja ecológico e mais sustentável. É a nossa matéria-mãe e o ponto de partida para tudo o que nos desafiamos a criar.

As nossas Ovelhas. Calmas, Livres e Felizes.

O burel e a lã que utilizamos nos tecidos e produtos que fazemos provém das ovelhas que compõem a vasta paisagem do Parque Natural da Serra da Estrela, chamadas pelo nome pelos pastores que as conduzem aos pastos verdejantes das montanhas. É a eles que compramos a lã. Utilizamos lã da Bordaleira e Churra, duas raças autóctones da região, bem como do Merino Português do Alentejo, uns quilómetros abaixo. Certificamo-nos que os animais são bem tratados, que vivem felizes, e que a tosquia é feita de forma manual sem causar qualquer tipo de sofrimento. A tosquia é um ato necessário para o conforto do animal, enquanto preserva uma tradição ancestral, prolongando essa cultura no tempo.

A Lã é a base de tudo o que fazemos, sem causar impacto ambiental. É um produto natural e eco-responsável.

Desperdício Zero. Criatividade Cem.

Na natureza nada se perde, tudo se transforma. É com base neste padrão universal que trabalhamos. Defendemos a política de Desperdício-Zero desde que nascemos, através da utilização consciente dos recursos, da criação de parcerias com artistas, designers, criativos e associações, de forma a inovar na utilização e valorização da lã.

Desenvolvemos parte dos nossos produtos a partir de sobras de burel, recolhendo-as e voltando a introduzi-las no processo de transformação. O resultado? Peças únicas, conscientes e surpreendentes, que contribuem para minimizar o impacto ecológico e respeitam a fragilidade da natureza.

Sustentabilidade Económica. Um Compromisso Social.

O nosso compromisso de valorização da região e da sua cultura torna imperativo estimular o seu desenvolvimento económico e social a longo prazo, garantindo a sua sustentabilidade, gerando emprego e atraindo mão de obra qualificada, de forma a fomentar o desenvolvimento local e o seu estímulo social.

Concretamente: empregamos parte da população local e promovemos a sua formação; incentivamos a geração mais jovem, que saiu da região à procura de melhores condições de trabalho nas grandes cidades, a regressar a casa, criando incentivos fixação; somos promotores da não desertificação no concelho da Vila de Manteigas e no interior de Portugal; incentivamos pequenos produtores e artesãos locais que nos abastecem em diferentes áreas e pequenos proprietários que abrigam muitos dos nossos colaboradores. Vários deles formaram família.

É no compromisso constante com a comunidade através da formação contínua, do incentivo ao trabalho qualificado, da educação e da transmissão de conhecimento entre gerações, que contribuímos para a sustentabilidade económica e social de uma das regiões mais isoladas do país, tornando-a mais rica, mais diversa, mais plural, garantindo a oferta de vários serviços que canalizam todos para a valorização e descoberta da Serra da Estrela, com propostas de valor acrescentado que garantem boas perspetivas de futuro.

Somos promotores da não desertificação no concelho da Vila de Manteigas e no interior de Portugal.

Pioneiros Têxteis.

Somos feitos de pessoas e é para elas que trabalhamos. Sem géneros nem rótulos. Parte do nosso compromisso sustentável passa precisamente pela criação de uma coleção de moda unissexo, porque se um tecido não tem género, uma peça que dele se reveste também não o deve ter.

Uma coleção de moda feita em função do gênero exige o dobro das amostras, dos protótipos, dos tempos de produção, da energia, e até mesmo do tamanho do espaço onde as peças vão viver. Todas estas pequenas coisas causam um grande impacto ambiental e nos seus recursos. É por isso que criamos moda consciente que transcende tendência, respeitando a natureza e as pessoas ao longo do processo. Um ato de resistência à produção em massa.

Burel Factory

Descubra a

Nossa Fábrica.

Marque a sua Visita